terça-feira, 22 de março de 2011

Planeta Sustentável

Olá, pessoas...
Quero saber no post de hoje, como anda o pensamento sustentável de vocês?

O tema é bem clichê, mas não deixa de ser importante ao passo que, se não tivermos consciência de preservação, poderemos deixar para nossos filhos e netos uma herança de transtornos incalculáveis.
Entrei hoje na sala de aula, matéria ecologia, sentei, olhei pra frente e o professor tinha posto um filme para a turma ver.
O filme se chama “uma verdade inconveniente”, conta a história de um palestrante que viaja pelo mundo disseminando sua ideia de um planeta melhor.


O filme foi feito na forma de documentário, onde várias criticas são feitas ao governo norte americano, pelo fato de ser um dos maiores emissores de carbono do mundo, e não ter assinado o protocolo de Kyoto.


O efeito estufa é um dos temas comentados no filme... 
A pergunta é, você sabe o que é o efeito estufa? E se ele for reduzido à zero, isso é bom ou ruim?
(PENSE)



O Efeito Estufa é a forma que a Terra tem para manter sua temperatura constante. É um processo que ocorre quando uma parte da radiação infrevermelha emitida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera. Como consequência disso, o calor fica retido, não sendo libertado para o espaço. O efeito estufa dentro de uma determinada faixa é de vital importância, pois, sem ele, a vida como conhecemos não poderia existir. Serve para manter o planeta aquecido, e assim, garantir a manutenção da vida.
Do mesmo modo funciona um cobertor, ele serve como um isolante térmico  nos dias de muito frio, mas não gera calor, pois quem gera e passa pra ele é o seu próprio corpo.


Veja o trailer do filme, achei bastante interessante, vale a pena ver.

 


E pra quem se entusiasmou, aqui vão algumas dicas do filme para evitar o aquecimento global.

Troque uma lâmpada
Substituindo uma lâmpada comum por outra fluorescente poupa até 68 kg de dióxido de carbono por ano.

Dirija menos
Ande, use a bicicleta, faça carona compartilhada ou pegue o metrô mais vezes. Você vai poupar 0,8 kg de dióxido de carbono para cada quilômetro.

Recicle mais
Você pode poupar até 1.088 kg de dióxido de carbono por ano apenas reciclando metade de seu lixo doméstico.

Revise seus pneus
Conservar os pneus calibrados corretamente pode melhorar o consumo de gasolina em mais que 3%. Cada galão de gasolina economizado evita 9 kg de dióxido de carbono na atmosfera!

Use menos água quente
É necessária muita energia para aquecer água. Use menos água quente instalando um chuveiro de baixo fluxo (158 kg de CO2 a menos por ano) e lave suas roupas com água fria ou morna (226 kg a menos por ano).

Evite produtos com muita embalagem
Poupe 544 lg de dióxido de carbono reduzindo seu lixo em 10%.

Ajuste seu termostato
Diminuindo apenas 2 graus de seu termostato no inverno e aumentando 2 graus no verão, você pode economizar cerca de 900 kg de dióxido de carbono por ano.

Plante uma árvore
Uma única árvore absorve uma tonelada de dióxido de carbono durante sua vida.

Desligue os aparelhos eletrônicos
Desligando sua televisão, DVD, estéreo e computador quando não estiver usando, economiza milhares de metros cúbicos de dióxido de carbono por ano.

Agradeço muito quem leu este post, e principalmente pra quem repassar a ideia, é muito importante.
xoxo


fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Efeito_estufa
http://blogdofavre.ig.com.br/wp-content/uploads/2009/04/aquecimento_global.jpg
http://www.sinopsedofilme.com.br/mostrar.php?q=1138

1 comentários:

Junhio. disse...

Infelizmente a humanidade está em colapso, não só na parte ambiental, como financeira e social, é um ciclo vicioso. Um simples exemplo desse ciclo vicioso: Aquele mar de pessoas entregando papel de propaganda na rua. Começando pela parte ambiental, um desperdício de árvores e papel, a única coisa que gera são toneladas de lixo nas ruas, entupindo bueiros e rios dando um chute na bunda de quem joga os joga no chão e depois choram suas perdas. Economicamente é um desperdício para quem contrata tais serviços, tais papéis param no lixo ou na maioria das vezes no chão a 5 metros de onde foi entregue. A parte social, se você não estende a mão para receber os papéis é considerado um mal-educado e coisas do tipo afinal quem entrega está somente trabalhando, mesmo que seja um trabalho sujo que não traga beneficio algum. Prefiro estender a mão a um gari com as luvas sujas de seu trabalho digno a um entregador de papel que ajuda nesse ciclo vicioso de poluição e desperdício. Pode parecer coisa besta mas juntando todas as besteiras que existe vai dar num besteirão bem grandão. A humanidade esquece de uma coisa, o planeta vai continuar inteiro, diferente mas inteiro, quem vai ser varrido da face da terra somos nós. A ganância está nos destruindo.
E outra coisa...Por quê bulhufas as luzes na Eunice nunca apagam? O pessoal que dorme e cuida de lá tem medo de escuro ou coisa parecida?

Postar um comentário